A revolução da Cadeira nº 14 de Michel Thonet

2

Na segunda metade do século XIX, as inovações trazidas pela Revolução Industrial encontravam seu ápice na sociedade europeia. A produção em série, a introdução de maquinários, o fortalecimento das indústrias, todos estes fatores contribuíram para o desenvolvimento de técnicas mais aprimoradas para a obtenção de bens de consumo.

Inserido dentro deste contexto industrializado, o alemão Michel Thonet, analisou a situação dos móveis e objetos cotidianos que possuíam dificuldades de se alinhar aos preceitos da Revolução Industrial, muitas vezes recorrendo a trabalhos artesanais que encareciam o produto e dificultavam o transporte e execução. Assim, Thonet desenvolve um mecanismo de trabalhar a madeira, tornando-a mais facilmente curva a partir de vapor, criando assim a arqueação a vapor da madeira sólida.

Este processo de Thonet permitiu que ele revolucionasse a indústria de mobiliários, principalmente de cadeiras, conseguindo aplicar a produção em série, mas sem perder a elegância e leveza das formas curvas. O que exemplifica melhor essa revolução é a Cadeira nº 14, que se tornou um clássico dos mobiliários e um verdadeiro sucesso na época do seu lançamento.

1

O que diferenciou a Cadeira nº 14 dos demais móveis que eram produzidos no século XIX, era a sua forma simples e elegante, sem perder a função e ainda com preocupações ergonômicas. A aplicação do processo de arqueamento da madeira a vapor permitiu com que a cadeira fosse produzida em série e também a aliando a uma novidade importantíssima: todas as suas peças eram desmontáveis. Assim,  em um metro cúbico cabia em média 36 cadeiras, o que facilitou o transporte e contribuiu para a inserção deste produto nos moldes industriais.

3 4

O que deve ser levado em consideração ao analisar a importância da Cadeira nº14, não são só suas características técnicas, de materiais e formas. Mas sim toda uma filosofia industrial que passa a ver nos mobiliários uma alternativa de atuação que iria influenciar posteriormente até os processos mais artesanais. Não é difícil encontrarmos releituras e aplicações das cadeiras de Thonet atualmente, contando com uma diversidade enorme de materiais e cores, dando ao ambiente a aparência de leveza e refinamento.

576

Deixe um comentário